AVISO

Aos interessados nas sementes de plantas da Caatinga informamos que esta suspenso temporariamente o atendimento ao público!

Apresentação

Neste site, qualquer pessoa física ou jurídica interessada em produção de mudas pode se cadastrar e solicitar a doação de sementes de espécies nativas da Caatinga.

A Rede de Sementes do Projeto de Integração do Rio São Francisco com as Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional – PISF é uma iniciativa do Núcleo de Ecologia e Monitoramento Ambiental (NEMA) da  Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) em parceria com o Ministério da Integração Nacional (MI).

As sementes coletadas conforme o Programa de Conservação da Fauna e Flora, Subprograma Flora – PBA 23 têm como finalidade a produção das mudas que serão necessárias para implantação dos Planos de Recuperação de Área Degradada (PRADs) nas áreas definidas no Programa para Recuperação de Áreas Degradadas – PBA 09.

Para evitar o oneroso investimento em infraestruturas de viveiro que atenderiam apenas esta demanda, a Rede de Sementes do PISF atua prioritariamente nos municípios próximos aos canais da transposição, (a) localizando viveiristas e sensibilizando pessoas para a produção de mudas nativas da Caatinga, (b) doando sementes e (c) capacitando para essa atividade.

Ao receber as sementes os viveiristas se tornam parceiros da Rede e se comprometem a doar parte da produção para as ações do PBA 09 quando solicitado. Na parceria, o produtor fica livre para decidir o destino do restante das mudas produzidas, seja comercialização, plantio para adequação ambiental de propriedade rural, arborização, paisagismo, recuperação de áreas degradadas, entre outros. Dessa forma, além de garantir o suprimento das mudas necessárias para implantação dos PRADs, a Rede de Sementes do PISF fomenta pequenas ações ligadas à manutenção da cobertura vegetal nos municípios do entorno dos canais da transposição e oferece aos habitantes da região uma nova alternativa para geração de renda agregada à conservação da biodiversidade.

A Rede de Sementes do PISF também faz doação de sementes para aqueles que realizarem o cadastro como “pesquisador”, contribuindo para geração de conhecimento sobre as sementes da Caatinga e suas potencialidades.

Os pedidos de sementes são avaliados e atendidos de acordo com o estoque.