Apresentação

Histórico

O Núcleo de Ecologia e Monitoramento Ambiental (Nema) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) foi criado em 2014 para executar o Subprograma de Monitoramento das Modificações da Cobertura, Composição e Diversidade Vegetal, do Programa de Conservação da Fauna e Flora (PBA 23) do Projeto de Integração do Rio São Francisco com Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional (PISF).

Download do Guia de Propágulos e Plântulas da Caatinga

Elaborado pelo Nema, e lançado em novembro de 2019, o Guia contém fotos e informações técnicas para identificação de espécies relevantes da vegetação da Caatinga nas fases iniciais de desenvolvimento. O objetivo é ser um referencial prático que possa ser utilizado por todas as pessoas interessadas no Bioma.

As espécies são identificadas por meio de dados técnicos sobre fruto, semente, germinação, plântula e muda. No total, são apresentadas 19 plantas da Caatinga, como umburana-de-cheiro, angico, pereiro, aroeira, pau-ferro, juazeiro, entre outras.

Clique aqui para baixar o arquivo.

Finalidade Científica

Possui áreas de exposições, laboratórios, auditório, gabinete e salas de trabalho para mais de 100 pesquisadores, professores e demais profissionais.

Prédio Sustentável

A arquitetura segue as orientações de sustentabilidade da Controladoria-Geral da União para novas edificações do Governo Federal.

Alinhamento Estratégico

Tecnologia da informação alinhada com os objetivos de negócio, contribuindo para a geração de relatórios e tomadas de decisão.

Equipe Multidisciplinar

Colaboradores qualificados, que atuam em diferentes áreas de conhecimento.

Infraestrutura